Por que você deve fazer esfoliação em pele masculina?

Cada vez mais, os homens estão se mostrando preocupados com a aparência. Esse público tem buscado procedimentos estéticos e produtos de beleza para cuidar da pele e mantê-la mais jovem e saudável. Para aqueles que já têm uma rotina básica de cuidados, trouxemos informações sobre a esfoliação em pele masculina. Você conhece todas as maneiras como ela pode beneficiá-lo? Confira a seguir.

O que é esfoliação da pele?

É uma limpeza profunda feita com gel ou creme cujas minúsculas partículas provocam uma leve abrasão na pele. Essa limpeza desobstrui os poros e elimina as células mortas superficiais. Desse modo, acelera a produção de novas células saudáveis, que deixam o rosto com aparência revigorada.

O tipo de esfoliação mais usual, conhecido como “físico”, é realizado por meio de cosméticos comuns adquiridos em farmácias ou perfumarias. Confira ainda outros tipos de esfoliantes existentes. 

Benefícios da esfoliação em pele masculina 

Além dos cuidados diários com a pele, é importante adotar a esfoliação em pele masculina. Feita esporadicamente, ela realiza uma limpeza mais completa e mantém o aspecto jovem da pele. Confira outros benefícios a seguir.

Remoção de impurezas e de células mortas

O sabonete facial faz um bom trabalho na remoção da oleosidade e da sujeira da pele. Mas há resíduos menores que se acumulam nela devido à exposição à poluição. As partículas do esfoliante vão fundo na tarefa e ainda retiram a camada superficial de células mortas. Por isso, abrem espaço para a pele produzir células novas.

Redução de cravos e espinhas

A esfoliação em pele masculina, se realizada semanalmente, vai atuar diretamente nos poros, removendo o excesso de oleosidade acumulado neles. Com o passar das semanas, você perceberá uma significativa redução nos cravos e nas espinhas.

Prevenção de pelos encravados

É comum que os pelos no rosto do homem que faz a barba acabem encravando. As bolinhas avermelhadas que se formam podem ser infectadas por bactérias, e daí coçam e doem, virando foliculite. Com a esfoliação, os poros dilatam e se desobstruem, liberando o pelo encravado.

Potencialização da skincare

Depois da esfoliação, a pele estará muito mais limpa e preparada para receber as próximas etapas da skincare. Estas, por sua vez, terão o resultado potencializado.

Como fazer esfoliação em pele masculina?

A esfoliação deve integrar a rotina de cuidados uma ou duas vezes por semana, dependendo do potencial abrasivo do produto. 

Para realizá-la, siga o passo a passo:

  1. Lave o rosto com o sabonete facial ou gel de limpeza de costume.
  2. Com a pele ainda úmida, aplique o esfoliante na zona T (testa, nariz e queixo) do rosto com as pontas dos dedos.
  3. Faça movimentos circulares suaves por toda a face, mas dê atenção especial para testa, nariz e área abaixo da boca (que possuem mais oleosidade e, consequentemente, mais cravos).
  4. Enxague bem o rosto com água em temperatura ambiente para remover o produto.
  5. Hidrate o rosto com o seu produto específico para essa região.
  6. Caso a esfoliação seja feita durante o dia, não se esqueça de usar o protetor solar para finalizar.

Esfoliação em pele masculina pode ser feita com ingredientes caseiros?

É possível encontrar na internet inúmeras receitas de esfoliantes caseiros para aplicar no rosto. Contudo, a nossa recomendação é que você dê preferência aos produtos industrializados por serem mais seguros para a pele. Eles foram desenvolvidos em pesquisas na área da beleza, além de terem sido testados e aprovados por órgãos conforme as exigências da ANVISA.

A pele do rosto é muito sensível; logo, caso você decida fazer a esfoliação caseira, pode ter alguma reação química na camada superficial da derme. Manchas e queimaduras são possíveis resultados dessa escolha.

Confira aqui quais outros cuidados você deve ter ao realizar a esfoliação em pele masculina. 

Quando você não deve fazer esfoliação?

Caso sua pele esteja com alguma das condições abaixo, é melhor você evitar fazer esfoliação até percebê-la completamente recuperada: 

  • Pele com lesões cutâneas graves.
  • Doenças que podem ser agravadas ou dificultar a cicatrização do local.
  • Acne inflamatória em atividade.
  • Hipersensibilidade ao produto utilizado.
  • Perda de sensibilidade no local.
  • Feridas abertas.
  • Pós-barba (espere pelo menos 24 horas para fazer a esfoliação).

Quer saber mais sobre outros cuidados especiais e sobre a esfoliação em pele masculina? Continue acompanhando o nosso blog.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior

Como driblar a preguiça para cuidar da pele?

Próximo Artigo

Principais características da pele masculina

Related Posts