Muitas marcas estão se especializando na beleza dos homens. Esse público também está mais preocupado com a aparência e, consequentemente, investindo mais nisso. Mas será que existe alguma diferença entre cosméticos masculinos e femininos, ou tanto faz? É o que você vai descobrir neste post.
Diferença entre cosméticos masculinos e femininos
Se você sempre pensou que não havia diferença entre eles, com exceção da embalagem, pensou errado. A pele masculina tem muitas características particulares e precisa de cuidados próprios para ela. Veja a seguir.
Características da pele masculina
A testosterona é o hormônio responsável pelas muitas peculiaridades do organismo dos homens em relação ao das mulheres. Aliás, nelas, a presença desse hormônio é bem menor. De maneira bem resumida, estas são as principais características da pele masculina:
Mais espessa
A pele masculina contém mais colágeno e tem um aspecto compacto e firme. Em média, é aproximadamente 20% mais espessa que a pele feminina. Nesse caso, há diferença entre cosméticos masculinos e femininos: os produtos para limpeza facial dos homens tendem a ser mais potentes e específicos. Isto é, promovem uma limpeza mais profunda, mas fique atento, opte por produtos de limpeza que não agridam e nem deixem a sua pele ressecada.
Mais oleosa
A pele masculina possui mais glândulas sebáceas. Consequentemente, apresenta mais poros e maior oleosidade, pois a produção do sebo é dobrada, se comparada à das mulheres. A pele oleosa tende a ficar “brilhante” ao longo do dia – especialmente se está muito quente ou se a pessoa tem uma alimentação rica em alimentos gordurosos. Com isso, torna-se propensa ao surgimento de cravos e espinhas.
Nesse caso, há uma importante diferença entre cosméticos masculinos e femininos. De maneira geral, os hidratantes faciais “for men” tendem a ter uma textura de rápida absorção e com toque seco. Assim, promovem uma boa hidratação sem pesar na pele.
Sinais tardios de envelhecimento
Os sinais de envelhecimento na pele feminina começam a aparecer por volta dos 25 anos. Essa é a faixa etária em que a produção de colágeno pelo organismo passa a diminuir. Contudo, os efeitos dessa alteração tendem a ficar mais evidentes na menopausa.
Já a pele masculina tem uma concentração maior de colágeno. Porém, os homens vão perdendo essa quantidade ao longo da vida. Assim, os efeitos do envelhecimento costumam surgir de uma vez, mas tardiamente.
Cosméticos masculinos com vitamina E são uma boa aposta. Esse é um nutriente que tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda o sistema imunológico a se recuperar mais rapidamente. Além disso, é um antioxidante eficaz no combate aos efeitos dos radicais livres.
Sofrem mais com as agressões externas
A pele masculina, sem dúvida, sofre mais com as agressões externas, uma vez que muitos homens costumam se barbear frequentemente. Portanto, deve usar produtos que protegem a barreira cutânea e com propriedades anti-inflamatórias. Essa, aliás, é uma grande diferença entre os cosméticos masculinos e os femininos.
Caso não sejam utilizados os cosméticos ideais, podem se originar os pelos encravados e as infecções graves. Confira aqui o nosso post que ensina como evitar a inflamação pós-barba.
Outra agressão que a pele masculina sofre é aquela causada pelos raios ultravioletas. Mas a verdade é que pouquíssimos homens têm o hábito de usar protetor solar diariamente. A exposição solar pode:
- deixar a pele ainda mais oleosa;
- agravar o surgimento de acne;
- causar manchas na pele;
- causar o envelhecimento da pele
- ocasionar câncer de pele.
Um artigo do portal Oncoguia aponta que a doença tem maior frequência entre os homens. Isso se deve justamente à falta de cuidado com a pele e à baixa frequência de visitas aos consultórios médicos.
Por isso, a escolha de um protetor solar com fator UVA/UVB torna-se ainda mais importante. Uma dica é optar por um produto que seja “oil free” (para evitar que a pele fique mais oleosa). Além disso, ele deve ter componentes vitamínicos na composição.
Dica para escolher os melhores cosméticos masculinos
Os melhores cosméticos masculinos serão aqueles que atenderão as necessidades da sua pele sem causar alergias ou irritações. Portanto, avalie se sua pele está com oleosidade em excesso e se há a presença de acne e manchas. Verifique também se as linhas de expressão começaram a aparecer.
Esses pontos devem ser levados em consideração para que você escolha os melhores produtos. Mas é essencial que nesse processo você consulte um dermatologista. E tenha em mente que é necessário usar dermocosméticos específicos. Afinal, existe sim diferença entre cosméticos masculinos e femininos.
Para saber mais sobre outros cuidados com a pele masculina, continue acompanhando o nosso blog.