Sérum, gel ou creme: qual é o ideal para a pele masculina?

O mercado dos cosméticos reúne inúmeras opções de produtos, com formulações e texturas diferenciadas. Logo, conhecer um pouco mais a fundo esse universo ajuda a fazer escolhas certeiras para sua rotina de skincare e seu tipo de pele. Neste post, falaremos sobre as diferenças entre sérum, gel ou creme, pois muitas pessoas não conhecem as peculiaridades de cada um.

Sérum, gel ou creme: entenda a escolha ideal para a pele masculina

Sérum, gel ou creme são diferentes texturas de produtos, mas com praticamente a mesma finalidade. Neste tópico, vamos abordar as características de cada tipo e dar dicas de como você pode introduzi-los na rotina de skincare.

Sérum

O sérum é um produto à base de água e possui uma textura fluida e leve. Geralmente, traz na formulação ativos e ácidos para tratar manchas, acne, linhas de expressão, olheiras, ressecamento, excesso de oleosidade, entre outros. Por ser bem levinho, penetra rapidamente na pele e desaparece. Por isso, é indicado que seja aplicado após a limpeza da pele.

Como usar

Você pode usar mais de um tipo de sérum na rotina de cuidados com a pele, desde que siga a recomendação de um dermatolgista. Afinal, há formulações indicadas para o dia e há formulações indicadas para a noite. Confira um guia para iniciantes bem bacana, que mostra diferentes tipos e finalidades de séruns.

Creme

O creme tem textura mais espessa, densa e rica em ingredientes hidratantes. Normalmente, é mais indicado para pessoas que têm pele seca e precisam de um produto potente. É comum que as pessoas com pele oleosa evitem ao máximo esse tipo de produto. Na verdade, elas devem atentar se a formulação do creme é livre de óleos.

Além disso, pessoas com pele mista podem apresentar regiões ressecadas no rosto. Por isso, percebem que o hidratante em gel não está dando conta do problema, por exemplo. Nesse caso, ela poderia usar um produto “oil free” em textura de creme.

Mudanças de estação ou exposição solar em excesso também podem agredir a pele e causar ressecamentos. Esses casos devem ser tratados com um hidratante mais potente. A textura em creme pode ser usada pontualmente para essas situações.

Como usar

Caso você use algum sérum de tratamento, o ideal é que o creme hidratante seja aplicado após a completa absorção do sérum, para que a pele possa absorver seus ativos. Esse é o tempo que a pele levará para absorver os ativos do sérum. Depois disso, estará pronta para receber mais uma camada de produto.

O creme sempre deve vir após o sérum, pois é muito mais espesso. Caso seja aplicado antes, pode “atrapalhar” a absorção dos ativos presentes na formulação mais leve. Outro ponto importante é que existem cremes com propriedades específicas para o dia e outros com propriedades específicas para a noite (normalmente, o produto traz a especificação). Portanto, fique atento a esse detalhe antes de comprar o seu.

Gel

A textura do gel é mais fina e aquosa do que o creme. Traz uma sensação de frescor para a pele, além de ter uma rápida absorção. Geralmente, esse produto inclui ativos que ajudam a minimizar os poros e a diminuir a produção de oleosidade na pele. Logo, são mais indicados para pele oleosa e acneica. É também uma boa indicação para peles sensíveis.

Gel-creme

A combinação perfeita e equilibrada entre o gel e o creme. Possui uma rápida absorção com um processo de hidratação ativa, que não permite que sua pele fique oleosa. É indicado para pele mista, normal e, principalmente, as oleosas.

Como usar

A aplicação do hidratante em gel também deve acontecer depois do sérum. Use as pontas dos dedos e comece a espalhar o produto do centro para as extremidades do rosto. No caso de peles oleosas ou sensíveis, aplique a água termal para complementar a skincare da manhã.

Dica bônus

Seja sérum, gel ou creme, nunca se esqueça de aplicá-lo também no pescoço, região essa esquecida por muita gente. Ao finalizar o skincare, em hipótese alguma deixe de aplicar o protetor solar facial. Falando nele, tudo o que dissemos anteriormente sobre as texturas também serve para esse produto.

Ou seja, há protetores solares faciais ultraleves e há aqueles mais “pesados”, com óleo na composição. Escolha o que faz mais sentido para o seu tipo de pele.

Ficou com alguma dúvida sobre as texturas em sérum, gel ou creme? Escreva para nós e acompanhe os conteúdos do nosso blog

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior

Homens podem usar os mesmos cosméticos que as mulheres?

Próximo Artigo

Acne masculina: entenda o que causa e como tratar

Related Posts