A irritação na pele masculina é mais comum do que imaginamos. Ela geralmente se deve a alguns erros que os homens cometem ao higienizar a pele ou barbear os pelos. Além disso, pode ser causada também por outros hábitos que vamos abordar neste post.
Confira as razões e os modos de evitar a irritação na pele masculina.
Irritação na pele masculina: não cometa estes erros
Por causa da testosterona, a pele masculina é muito mais espessa, densa e oleosa do que a das mulheres. Neste post, explicamos detalhadamente cada uma dessas características, caso você queira saber mais.
Porém, devido a alguns “maus hábitos”, a pele dos homens acaba ficando mais suscetível a irritações. Por isso, não cometa os erros a seguir.
Usar o sabonete do corpo no rosto
Este erro, que a maioria dos homens comete, é uma das principais causas da irritação na pele masculina: usar no rosto o sabonete para higiene corporal. Normalmente, a formulação do sabonete que usamos no banho é muito mais “agressiva”. Ela promove uma limpeza mais profunda na pele e, portanto, causa ressecamento no rosto.
Já os sabonetes faciais são desenvolvidos para uma limpeza muito mais suave. Mas não se engane: além de eficaz, eles protegem o pH dessa região.
Banhos muito quentes e prolongados
A água quente remove a barreira cutânea da pele, que é a proteção responsável por mantê-la hidratada. Logo, ela fica com um aspecto opaco e causa uma sensação de “repuxamento”. Quando isso acontece, o organismo tende a produzir sebo para compensar a falta de hidratação.
Essa reação, também conhecida como “efeito rebote”, está associada ao aumento da acne – o que pode levar à irritação na pele masculina. Logo, para proteger a beleza e a saúde da sua pele, é indicado tomar banhos mais rápidos e com água morna.
Não hidratar a pele corretamente
Hidratar a pele corretamente todos os dias é muito importante para mantê-la saudável e resistente contra as irritações. Porém, assim como muitos homens acabam usando o mesmo sabonete do corpo no rosto, isso também acontece com os hidratantes.
As necessidades de hidratação do corpo e do rosto são diferentes. Por isso, existem produtos específicos para cada região. Para escolher o melhor hidratante facial para a sua pele, temos algumas dicas:
- Compre um produto hipoalergênico.
- Prefira formulações oil free, mas enriquecidas com ácido hialurônico.
- Use o hidratante facial pela manhã e à noite todos os dias após lavar o rosto com o sabonete ou gel de limpeza facial.
Não utilizar produtos próprios para a barba
Ao fazer a barba, é essencial que você use um produto específico para preparar a pele e outro para recuperá-la. Isso vai ajudar a lâmina a deslizar mais facilmente, sem causar ferimentos, e evitar que a pele infeccione posteriormente. Confira as dicas para evitar a irritação na pele masculina ao fazer a barba neste post.
Pegar sol sem protetor solar
O protetor solar é importantíssimo para impedir que os raios UV causem danos à pele, como:
- queimaduras;
- vermelhidão;
- manchas;
- envelhecimento precoce;
- aumento de acne;
- câncer de pele.
Por isso, em hipótese alguma fique exposto ao sol sem proteção. Não deixe de usar protetor solar nos dias nublados ou dentro de casa.
Espremer cravos e espinhas
Espremer cravos e espinhas em casa parece tentador, mas não é uma boa ideia. Primeiramente, irrita a pele e causa manchas ou marcas permanentes. Além disso, pode levar a uma grave infecção.
Caso surja alguma espinha no seu rosto, cubra o local com um pequeno curativo. Evite tocar nela ao longo do dia e mantenha sua rotina de cuidados com a pele normalmente. O ideal é esperar a espinha desinflamar naturalmente. Temos um post com dicas para tratar a acne masculina aqui.
Para o caso de surgirem espinhas em excesso, procure um dermatologista. O profissional investigará as causas e recomendará o tratamento ideal para você.
Não cuidar dos pelos encravados
Homens que costumam fazer a barba periodicamente tendem a sofrer mais com pelos encravados. Nossa recomendação para evitar que isso aconteça é fazer uma esfoliação leve na pele (com produto específico) pelo menos uma vez por semana.
Caso os pelos encravados não desapareçam, você deve procurar um dermatologista. Quando não tratados, podem virar uma foliculite – uma infecção que se inicia nos folículos pilosos, geralmente bacteriana, fúngica ou viral. Essa infecção, que se parece muito com uma pequena espinha, pode ficar dolorida e coçar.
Quer saber mais sobre como evitar irritação na pele masculina? Continue acompanhando o nosso blog.