Conheça os 3 tipos de problemas de pele masculinos mais comuns

Os homens estão cada vez mais interessados em cuidar da própria saúde e da sua aparência. Portanto, têm procurado produtos e tratamentos específicos, especialmente para tratar os problemas de pele masculinos ou, ainda melhor, preveni-los.

Neste post você vai descobrir 3 tipos de problemas de pele masculinos mais comuns. Também verá dicas sobre o que você pode fazer para manter sua pele sempre bonita e saudável.

Problemas de pele masculinos

A pele dos homens tem características diferentes da pele das mulheres. Conheça algumas delas:

  • pode ser 20% mais espessa do que a feminina;
  • é mais densa porque há mais músculos no corpo masculino;
  • reúne maior concentração de colágeno;
  • os poros costumam ser mais abertos e aparentes;
  • há mais glândulas sebáceas produzindo oleosidade;
  • a pele masculina pode ser mais sensível e irritável, especialmente nos homens que se barbeiam constantemente.

Uma matéria do portal Terra traz mais informações sobre as diferenças entre as peles masculina e feminina.

Devido às peculiaridades da derme masculina, há certos problemas de pele bastante comuns e que merecem atenção. Além disso, há diferenças entre os cosméticos feitos para homens e para mulheres.

Dermatite Seborreica

Um dos problemas de pele masculinos mais comuns é a dermatite seborreica. Trata-se de uma inflamação que causa oleosidade na pele e no couro cabeludo, descamação branca ou amarelada. Além disso, provoca coceira, leve vermelhidão e possível perda de cabelo.

As áreas mais afetadas geralmente são sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, orelhas, couro cabeludo ou tórax. 

É uma doença de caráter crônico, ou seja, não tem cura, mas ciclos com períodos de melhora e piora dos sintomas.

Muitas pessoas mal informadas podem achar que a dermatite seborreica é contagiosa ou até mesmo falta de higiene. Porém, isso não é verdade. 

Como tratar 

O diagnóstico deve ser feito por um dermatologista, que irá recomendar os cuidados que você precisará ter com a sua pele conforme a região afetada pela dermatite.

De maneira geral, você deverá usar um xampu especial, pomada antifúngica e evitar banhos muito quentes. Além disso, o médico recomendará que você adote uma alimentação mais saudável, evite bebidas alcoólicas e cigarros e pratique mais atividades físicas.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia traz um post com informações detalhadas sobre a dermatite seborreica.

Acne

A acne também é um dos problemas de pele masculinos mais comuns, pois os homens produzem mais sebo e tendem a ter poros mais dilatados.

Inclusive é muito comum que cravos e espinhas surjam quando os poros ficam entupidos por células mortas e pelo acúmulo de sebo. Elas aparecem especialmente no rosto, pescoço, peito, costas e ombros. Para compreender o que fazer, é importante saber mais sobre a acne masculina e como tratá-la.

Como tratar

Em muitos casos, adotar uma rotina de skincare fará com que a sua pele reduza consideravelmente a produção do sebo e, consequentemente, terá menos cravos e espinhas. 

Portanto, para evitar que a acne domine o seu rosto, você deve lavá-lo duas vezes ao dia com um sabonete facial adequado ao seu tipo de pele. Depois, deve hidratá-lo (de preferência com um hidratante facial em gel ou gel-creme e livre de óleos). Por último, é preciso aplicar um protetor solar facial com fórmula leve, mas que ofereça proteção UVB/UVA. 

Para os casos onde há um certo descontrole no surgimento da acne no seu rosto e corpo, você deve procurar um dermatologista para um tratamento mais específico.

Câncer de pele

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Isso faz com que seja o tipo mais frequente da doença. O Instituto aponta ainda que esse tipo de câncer tem maior frequência entre os homens do que entre as mulheres.

Infelizmente essa estatística tem relação com a resistência que muitos homens ainda têm de ir ao médico de forma preventiva. Outro fator que influencia é a falta de costume de usar protetor solar diariamente. 

Para identificar o câncer de pele em seu estágio inicial há uma regra adotada internacionalmente. É a regra do “ABCDE”, que aponta sinais sugestivos na mancha de pele suspeita:

  • Assimetria: uma metade do sinal na pele é diferente da outra;
  • Bordas irregulares: contorno mal definido;
  • Dor variável: presença de várias cores em uma mesma lesão (preta, castanha, branca, avermelhada ou azul);
  • Diâmetro: maior que 6 milímetros;
  • Evolução: mudanças observadas em suas características (tamanho, forma ou cor).

Como prevenir

Para prevenir o câncer de pele, evite a exposição solar entre 10h e 16h, que é quando os raios solares são mais intensos. Além disso, use proteção adequada como roupas, bonés e óculos escuros com proteção UV. 

Outra medida importante é usar protetor solar com fator UVA/UVB todos os dias, mesmo nos dias nublados. A proteção solar é extremamente importante para prevenir essa doença. Há protetores solares específicos e mais adequados para a pele masculina, é preciso saber escolher.

Você já sabia que esses 3 problemas de pele masculinos são tão comuns? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais informações sobre o assunto. 

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior

Quais são os cuidados ideais com a pele masculina madura?

Próximo Artigo

Qual é a melhor depilação masculina para o seu rosto?

Related Posts