Faça sol ou faça chuva, o uso do protetor solar é indispensável para evitar os malefícios causados pelos raios ultravioleta:
- Envelhecimento precoce.
- Agravamento da acne.
- Manchas.
- Câncer de pele.
Para saber mais sobre como os raios solares podem fazer mal para a saúde, acesse este conteúdo.
Por isso, sua rotina de cuidados matinais com a pele deve sempre finalizar com a aplicação de um bom protetor solar. Muitas pessoas afirmam não gostar de usar protetor solar todos os dias. Algumas acreditam que ele deixa a pele mais oleosa e com uma textura pegajosa. Mas saiba que isso só vai acontecer se você não comprar o protetor solar certo. Confira a seguir.
Protetor solar oil free e oil control: entenda a diferença
Sabe qual é a primeira coisa a que você deve atentar ao comprar um protetor solar? Ele precisa ser um produto destinado para o rosto. Ou seja, aqueles protetores solares convencionais que usamos na praia nem sempre são adequados para a face. Afinal, a pele do rosto é muito mais fina e sensível.
Outra coisa importante é a formulação do protetor solar – especialmente se a sua pele for mista ou oleosa e com tendência à acne. Para esses casos, indicamos que você compre um protetor solar com formulação oil free ou oil control.
O que é um protetor solar oil free?
O protetor solar oil free é um produto com fórmula livre de óleos minerais ou vegetais. Esse tipo de protetor é o mais indicado para pele mista ou oleosa. Há, por exemplo, produtos não comedogênicos – ou seja, tem menor possibilidade de entupir os poros e favorecer o surgimento de cravos e espinhas.
É importante você saber que protetor solar oil free pode conter ativos que contribuem para a hidratação da pele sem causar maior oleosidade.
E qual é a diferença para o protetor oil control?
O protetor solar oil control tem uma formulação destinada a contribuir para o controle de oleosidade na pele. Por isso, para deixá-la com aspecto mais sequinho, pode conter partículas que absorvem a oleosidade produzida pela pele.
Esse tipo de protetor solar pode conter óleo em sua formulação. Portanto, esteja ciente disso na hora de escolher.
Dicas para escolher o protetor solar certo
Antes de escolher o melhor protetor solar para a sua pele, você deve conhecer algumas peculiaridades da pele masculina:
- Ela é cerca de 20% a 30% mais firme e espessa do que a pele feminina. Isso se dá pela maior concentração de colágeno e elastina, substâncias produzidas pelo organismo para manter a pele forte e resistente.
- A pele masculina produz mais oleosidade porque possui maior concentração de glândulas sebáceas. Assim, costuma ter poros mais aparentes.
- Os sinais do envelhecimento na pele dos homens costumam demorar mais para aparecer devido à maior concentração de colágeno e elastina.
Apesar de a oleosidade ser uma característica bastante presente nos homens, há também quem apresente pele mista ou seca. Para saber como identificar seu tipo de pele, confira este post.
Agora vamos às dicas para você escolher o protetor solar ideal:
- Preste muita atenção aos rótulos e às embalagens. Eles ajudarão a identificar as substâncias que compõem os produtos e se elas são benéficas ou não para você. Portanto, se sua pele é oleosa, fuja de petrolatos e observe se a formulação é rica em vitaminas, por exemplo.
- Outra característica importante de um bom protetor solar para pele oleosa é se ele possui textura em sérum, gel ou gel-creme.
- Deve ser também um produto de rápida absorção.
Apesar de muita gente achar que oil free e oil control são a mesma coisa, há várias diferenças. Por isso, a dica é sempre atentar ao rótulo do protetor solar que está adquirindo. Isso assegura que você fez a melhor escolha para a sua pele.
Consultar um dermatologista periodicamente também é importante para aprofundar o conhecimento do seu tipo de pele e tratar as principais necessidades.
Gostou desse tema? Confira os outros posts que já publicamos no nosso blog.