Assim que nascemos, nosso corpo já inicia o processo natural de envelhecimento. Na infância e na adolescência, os sinais passam despercebidos, mas na fase adulta começam a ficar evidentes: linhas de expressão, flacidez e os primeiros fios brancos.
Contudo, se envelhecer faz parte da vida, o que é o envelhecimento precoce? Entenda a seguir.
O que é o envelhecimento precoce da pele?
A ciência chama de “imunossenescência” o processo de envelhecimento dos seres humanos. Aliás, esse processo começa a se acentuar na faixa dos 30 anos.
Outra descoberta dos cientistas é que o ritmo de envelhecimento do nosso corpo depende majoritariamente de nós, dos nossos comportamentos – incluindo acompanhamento médico. Nesse sentido, apenas 30% são atribuídos à genética. Entenda mais sobre esse assunto aqui.
Algumas características do envelhecimento da pele são:
- o aumento da flacidez (que é a perda de volume do rosto);
- a perda de densidade (que faz com que a pele fique mais fina e frágil);
- o surgimento das rugas, que são sulcos que vão se formando na pele.
Logo, o envelhecimento precoce da pele é quando essas características começam a aparecer antes do esperado – ou seja, ainda na faixa dos 20 anos.
Por isso, há algo mais importante do que identificar quando os sinais de envelhecimento vão aparecer. Antes de tudo, é necessário saber como eles vão aparecer. Desse modo, você inclui na rotina hábitos que vão preservar sua saúde física e mental ao longo dos anos.
Causas do envelhecimento precoce
Falamos anteriormente que o envelhecimento sofre maior influência do exterior e dos nossos hábitos do que da própria genética. Por isso, confira a seguir quais são esses fatores e como você pode proteger a sua pele.
Exposição solar
A exposição solar em excesso e sem proteção adequada pode trazer vários malefícios para a pele, como:
- queimaduras;
- ressecamento;
- manchas;
- aumento da acne;
- aceleramento das rugas.
Isso porque os raios UVA/UVB favorecem o estresse oxidativo das nossas células. Assim, há um aumento na produção de radicais livres, que são moléculas instáveis que danificam as células saudáveis do corpo.
Logo, o uso do protetor solar é obrigatório para proteger a pele de todos os danos causados pelos raios solares – especialmente do envelhecimento precoce. Saiba como escolher o protetor solar ideal para o seu tipo de pele neste post.
Poluição
Quando estamos em contato excessivo com a poluição, nossa pele acaba ficando com um aspecto cansado e envelhecido. Isso se deve ao aumento dos radicais livres produzidos pelo corpo por causa do contato com substâncias poluidoras presentes no ambiente.
Esse desequilíbrio causado pela poluição favorece processos inflamatórios que:
- causam flacidez, rugas e manchas;
- obstruem poros;
- favorecem o aparecimento de cravos e espinhas.
Cigarro
O cigarro possui mais de 4 mil substâncias tóxicas, que trazem muitos malefícios à nossa saúde. Entre eles, está o enrijecimento dos vasos sanguíneos. Isso faz com que o sangue com oxigênio tenha mais dificuldade de passar por eles. Assim, desfavorece o processo de cicatrização e de regeneração da pele.
Por isso, é comum que fumantes tenham uma pele com aspecto opaco, desidratado e flácido. A melhor coisa que você pode fazer, nesse caso, é tentar abandonar o vício.
Estresse
Você sabia que o estresse também influencia no envelhecimento precoce da pele? Isso mesmo, pois ele faz com que o corpo produza cortisol em excesso. Desse modo, o sistema imunológico é prejudicado, o que facilita o surgimento de problemas na pele, como dermatites, urticárias e psoríase.
O estresse ainda afeta a qualidade do sono. Logo, atrapalha o processo de limpeza das toxinas e de renovação celular. Por isso, contribui para o aspecto inchado e cansado da pele.
Sedentarismo
O sedentarismo também prejudica a pele. Quando não exercitamos o corpo, nosso sistema imunológico fica enfraquecido, há um acúmulo de estresse, e o sono fica desregulado.
Ou seja, nosso corpo não consegue fazer os processos de regeneração celular e de limpeza de toxinas. Além disso, fica mais suscetível ao surgimento de doenças. Assim, é muito importante que você inclua na sua rotina a prática de atividades físicas.
Você já sabia que todos esses fatores favorecem o envelhecimento precoce? Continue acompanhando o nosso blog para manter-se informado.