Manter a barba é uma tendência que veio para ficar. Hoje em dia, muitos locais de trabalho não exigem mais que os homens deixem a pele sempre lisinha (ufa, ainda bem!). Claro que é importante que a barba seja aparada e limpa para não transmitir a impressão de desleixo. Afinal, se a barba é considerada a “maquiagem” dos homens, é bom que ela esteja sempre bem apresentável, né?
Falando nisso, você sabia que existe a barba ideal para cada tipo de rosto? O visagismo nos ensina muito a respeito disso. Entenda a seguir.
O que é visagismo?
Visagismo é um conjunto de técnicas que têm como princípio guiar os profissionais da área da estética e da beleza. Por meio desse recurso, eles indicam as melhores soluções para as necessidades específicas de cada cliente. Para isso, levam em consideração o formato do rosto para chegar a um resultado final muito mais harmonioso e satisfatório.
A teoria do visagismo foi criada por Fernand Aubry, maquiador e cabeleireiro francês, em 1937. Mas o artista plástico Philip Hallawell consolidou o termo e os ensinamentos da teoria. A título de conhecimento, a palavra “visagismo” é uma tradução de “visagisme” – que, em francês, significa “rosto”.
Para Hallawell, o visagismo é a arte de revelar o melhor da identidade do ser humano com harmonia e estética. Ou seja, para ele, o visagismo não se limita apenas à beleza exterior: também consiste em traduzir o estilo e a personalidade do indivíduo.
Quando o visagismo pode ser aplicado?
O visagismo pode e deve ser aplicado por maquiadores, cabeleireiros, designers de sobrancelhas e barbeiros. As técnicas ajudarão esses profissionais a optar:
- pela melhor tonificação dos fios;
- pelas cores que harmonizam e destacam a beleza dos seus clientes;
- pelo tipo de corte ou de barba que favorecerá o seu formato de rosto.
Como o visagismo ajuda na escolha da barba ideal para você?
Como falamos anteriormente, o visagismo leva em consideração o formato do rosto. Com base nessa característica, profissionais da beleza sugerem os melhores cortes de cabelo masculino e a barba ideal para você. Portanto, analise o seu formato de rosto e as dicas a seguir.
Rosto quadrado
O rosto quadrado possui medidas proporcionalmente parecidas. A mandíbula é mais angulosa, o queixo, visivelmente quadrado, e a testa é larga. Geralmente, os homens que têm esse tipo de rosto podem adotar uma barba levemente arredondada e mais alongada no queixo. Nas linhas das bochechas, a barba pode ficar mais curta.
Outra opção para esse tipo de rosto é deixar a barba toda bem aparada, transmitindo um ar de elegância.
Rosto oval
O rosto oval tem o comprimento maior que a distância entre as bochechas. A testa é um pouco mais larga que o queixo (que tem o formato arredondado). Além disso, o ângulo da mandíbula é suave.
Esse tipo de rosto tem a vantagem de combinar com diferentes tipos de barba. Para quem não sabe qual estilo adotar, apostar no clássico sempre é uma boa solução. Ou seja, aquela barba bem marcada na altura das mandíbulas e bem desenhada nas bochechas.
Rosto retangular
O rosto retangular é um meio-termo:
- entre o rosto oval, por ser mais alongado;
- e o rosto retangular, por ter testa e mandíbulas mais largas.
Pelo primeiro fator, o ideal é usar uma barba que traga maior volume para a região das bochechas. Um exemplo seria a barba estilo Wolverine. Já os cavanhaques devem ser evitados, pois eles deixarão seu rosto com um aspecto ainda mais alongado.
Rosto redondo
O rosto redondo tem seu comprimento e a distância entre as bochechas parecidos. Ademais, as formas do queixo e das mandíbulas são mais arredondadas, e as bochechas, mais cheias. Nesse caso, o tipo de barba ideal é aquele que ajuda a alongar e a “afinar” o rosto. Logo, uma barba mais longa e pontuda pode ser uma ótima opção.
Sugerimos que você se lembre apenas de deixar a área das bochechas bem definida. As costeletas bem baixas, por exemplo, contribuem para não conferir um volume ainda maior para o rosto.
6 tipos de barba para você se inspirar
Além de escolher a barba ideal para o seu tipo de rosto, é importante que você cuide da sua pele. Adote alguns hábitos específicos de cuidado com a sua barba para assegurar sua saúde e sua beleza. Por isso, sugerimos a leitura destes textos:
5 hábitos para a saúde da pele masculina
5 segredos para uma barba bem-feita
O que achou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais.