O estereótipo de que homens não se cuidam ficou para trás. Eles estão cada vez mais preocupados com a aparência e interessados em incluir na rotina os produtos destinados à beleza masculina.
Além de adotarem cuidados específicos com cabelos e barba, por exemplo, os homens passaram a realizar mais tratamentos estéticos. Uma matéria da GQ traz alguns dados interessantes a respeito dessa mudança de comportamento:
- Nos últimos cinco anos, subiu de 5% para 30% o número de pacientes do gênero masculino que se submetem a cirurgias estéticas (Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).
- Uma pesquisa do Ibope mostra ainda que em 2019, das 650 mil cirurgias plásticas realizadas, 104 mil foram em homens.
Beleza masculina: conheça os tratamentos estéticos que os homens mais realizam
Está interessado em saber quais tratamentos estéticos fazem parte da rotina de beleza masculina? Quer entender qual é o propósito de cada um deles? Confira a seguir.
- Limpeza de pele
Entre os tratamentos estéticos mais procurados pelos homens está a limpeza de pele.
Por apresentarem uma pele com poros mais dilatados e com grande atuação das glândulas sebáceas e sudoríparas, os homens têm maior facilidade em desenvolver acnes e a limpeza de pele é uma aliada na redução de cravos e espinhas.
- Preenchimento facial
O preenchimento facial tem como objetivo principal preencher linhas de expressão e rugas. Desse modo, deixa a pele com aspecto mais lisinho, uniforme e, consequentemente, rejuvenescido. Esse procedimento também tem sido bastante procurado pelos homens que desejam ter:
- mandíbula mais definida;
- queixo mais largo;
- proporções do rosto mais simétricas.
Normalmente, o preenchimento facial é realizado com ácido hialurônico. Essa substância estimula a hidratação da pele e é 100% compatível com o organismo humano. Portanto, trata-se de um procedimento bastante seguro.
- Botox
Botox é o nome comercial para a toxina botulínica. Tal substância é usada para inibir superficialmente os movimentos musculares da pele, preservando-a com aspecto mais jovem.
Os homens costumam aplicar o botox na testa, local onde as rugas ficam mais acentuadas com o avançar da idade.
- Peeling químico
Já falamos algumas vezes aqui no blog que a pele masculina tende a ser muito mais oleosa do que a pele feminina. Essa característica pode, aliás, acarretar o agravamento da acne: além da pele manchada, as espinhas podem deixar cicatrizes profundas.
Por isso, o peeling químico se tornou um excelente aliado para homens que desejam uma pele renovada e com aspecto uniforme. O peeling químico consiste na aplicação de ácidos na pele, que causarão uma descamação profunda e uma renovação celular.
Quer saber como cuidar da sua pele para preservá-la sempre bonita, saudável e livre da acne? Confira este post.
- Depilação a laser
Homens que fazem a barba constantemente sabem o quanto isso pode irritar a pele. Causa até mesmo problemas inflamatórios, como a foliculite. Por isso, a depilação a laser é outro tratamento estético bastante procurado por homens que investem na beleza masculina. O intuito é se livrar dos pelos de alguma região do corpo de forma definitiva.
Durante a sessão, o laser é disparado sobre a raiz do pelo, causando a sua cauterização. Conforme o procedimento vai se repetindo, o folículo vai enfraquecendo, e há uma considerável redução do crescimento dos pelos. Para um resultado satisfatório, o recomendado é que você realize de 6 a 10 sessões na região desejada.
Caso ainda não tenha se rendido à depilação a laser e queira evitar problemas ao fazer a barba, confira nossas dicas.
- Transplante capilar
A calvície é uma condição que atinge muitos homens. Normalmente, eles começam a perder os cabelos mais intensamente a partir dos 40 anos. Contudo, há casos em que a perda começa ainda na faixa dos 20 anos.
O cabelo está muito ligado à autoestima e à beleza masculina. Portanto, hoje em dia, muitos homens estão deixando o preconceito e a vergonha de lado e aderindo ao transplante capilar. O transplante capilar é um tratamento que consiste em transferir unidades foliculares da área doadora (da própria cabeça do paciente) para a área calva.
Normalmente, a área doadora localiza-se na parte de trás da cabeça. Nessa região, os folículos capilares não costumam afinar ou ficar rarefeitos. Os fios da área doadora mantêm-se grossos e não apresentam queda ao longo dos anos após o transplante capilar.
Após a realização do transplante, de 2 a 3 semanas, o cabelo transplantado deve cair para que o novo cresça em alguns meses. A expectativa é de que, entre 6 e 9 meses, 60% do cabelo do paciente terá crescido novamente. Já o resultado final deve ser alcançado depois de 1 ano.
Para um cuidado e tratamento específicos para o seu tipo de pele e cabelo, procure um profissional qualificado e de sua confiança, assim você terá melhores resultados.
Quer saber mais sobre beleza masculina e as novidades nessa área? Continue acompanhando o nosso blog.