Muitos homens deixam de cuidar da pele por achar que é algo trabalhoso ou que vai tomar muito tempo. Para provar o contrário, temos algumas dicas para você driblar a preguiça para cuidar da pele masculina.
Spoiler: a rotina essencial de cuidados com a pele dura menos de 05 minutos!
Dica 1: Consulte um dermatologista
De maneira geral, a pele masculina tende a ser mais firme, espessa e oleosa do que a feminina. Entretanto, devemos levar em consideração que cada ser humano é único. A pele pode possuir características próprias influenciadas por fatores genéticos e hábitos rotineiros.
Logo, para você entender melhor as peculiaridades e as necessidades da sua pele, aconselhamos que procure um bom dermatologista. Assim, poupará tempo e dinheiro ao investir em produtos indicados pelo profissional e que realmente trarão os resultados esperados.
Dica 2: Monte um kit de cuidados essenciais
A fim de driblar a preguiça para cuidar da pele masculina, tenha um kit de produtos essenciais, conforme as orientações do dermatologista. Os produtos básicos que você precisará adquirir são os seguintes:
- Sabonete líquido facial – serve para lavar rosto duas vezes ao dia, de modo a remover impurezas e o excesso de oleosidade.
- Esfoliante facial: promove uma limpeza mais profunda e a renovação celular, eliminando células mortas.
- Hidratante facial – depois de lavar é essencial hidratar a pele com um produto que devolverá o viço e a aparência saudável.
- Cuidados pré e pós barba – produtos especiais para fazer a barba protegem a pele das agressões causadas pela lâmina. Também possibilitam que ela se recupere e evitam infecções.
- Protetor solar – seu uso diário é indispensável para proteger a pele dos raios solares, além de ser o responsável por mantê-la saudável e evitar rugas, linhas de expressão e o envelhecimento precoce da pele.
Aposte também em produtos multifuncionais, isto é, que reúnem mais de uma função.
Dica 3: Veja o protetor solar como seu maior aliado
Muitos problemas de pele – como acnes, manchas e linhas de expressão – são agravados pela exposição solar. Por isso, usar o protetor solar todos os dias é mandatório. Contudo, você deve aplicar no rosto um produto com boa proteção UVA/UVB e livre de óleos.
Importante: o protetor solar não dispensa o uso de hidratante. Cada qual tem uma função específica e deve ser usado conforme a recomendação do seu dermatologista. Mas, lembre-se que o protetor solar é insubstituível. Caso opte por um produto multifuncional, esteja atento ao rótulo para certificar que ele ofereça ampla proteção contra os raios UVA/UVB.
Dica 4: Associe o ritual de cuidados com a pele com momentos estratégicos
Tem dificuldade para se lembrar dos produtos que deve usar na sua rotina de cuidados com a pele? Deixe-os todos em um lugar bem à vista. Reserve 5 minutos na parte da manhã e 5 minutos na parte da noite para o momento de autocuidado.
Se quiser driblar a preguiça para cuidar da pele, há outra estratégia: associe o ritual de cuidado com a hora do banho ou de escovar os dentes. Assim, vai ser mais fácil você se acostumar com essa rotina.
Dica 5: Cuidados noturnos ajudam a driblar a preguiça para cuidar da pele
Você é um homem que se preocupa um pouco mais com a pele e deseja prevenir ou tratar manchas e linhas de expressão? A dica é incluir esses produtos especiais na rotina da noite, quando você tem mais tempo para cuidar de si próprio. Faça desse momento um verdadeiro ritual de autocuidado e divirta-se.
Dica 6: Adote um estilo com barba
Se você trabalha em um local descontraído, que não obrigue a remover a barba, que tal adotar um estilo lumberjack?
Ao manter sua barba, você poupará o tempo gasto com o ato de apará-la e poderá destiná-lo a cuidar dela. Garantimos que esses cuidados valerão muito a pena – afinal, a barba é a “maquiagem” do homem. Para provar, confira esses “antes e depois” de homens que resolveram aderir à barba.
Adotar novos hábitos como parte da sua rotina pode levar certo tempo. Mas, quando você se acostumar, verá que há muitos benefícios em cuidar mais de si próprio. E, o melhor, isso não leva mais que alguns minutos diários.
Quer mais dicas como estas? Continue acompanhando o nosso blog.