A maioria dos homens que costumam fazer a barba usa lâminas para essa tarefa. Por isso, a inflamação pós-barba é mais comum do que muita gente pensa. Apesar de ser um problema facilmente resolvível, prevenir sempre é melhor. Desse modo, você evita sofrer com os incômodos de uma inflamação e preserva o aspecto saudável da sua pele.
Entenda a inflamação pós-barba
A inflamação pós-barba da pele é chamada de foliculite, também conhecida como “pelo encravado”. Causada por bactérias, vírus ou fungos, é um problema tranquilamente evitável por meio de alguns hábitos de que falaremos a seguir.
Como identificar a inflamação pós-barba?
A inflamação pós-barba causa vermelhidão no orifício do pelo e ainda pequenas bolinhas de pus. O local também pode ficar levemente dolorido e inchado.
Dicas para evitar a inflamação pós-barba
Ainda não adotou alguns dos hábitos de que falaremos a seguir? Saiba que sua pele tem grandes chances de desenvolver uma infecção uma hora ou outra. Por isso, não perca tempo e comece a se barbear seguindo as nossas dicas.
A melhor hora para fazer a barba é depois do banho
Quando saímos do banho quente, nossa pele está mais macia, hidratada e com os poros dilatados. Por isso, esse é o momento ideal para fazer a barba. Os pelos estão maleáveis e são facilmente removidos sem que a pele sofra agressões.
Outra dica importante é lavar a lâmina de barbear cada vez que passá-la no rosto. O acúmulo de pelos diminui a eficácia do aparelho, e as chances de você se cortar aumentam.
Barbear no sentido do crescimento do pelo
O sentido certo para se barbear é seguindo o crescimento dos pelos, e não o contrário (como muitos homens fazem). Quando a lâmina é usada no sentido oposto, o pelo pode penetrar na pele antes de ser cortado, e isso resulta na foliculite. Além disso, fica mais difícil eliminá-lo, e você precisará passar a lâmina na pele mais vezes.
Prefira lâminas descartáveis
Ao usar lâminas descartáveis, você garante que elas estejam sempre limpas e afiadas, evitando ferimentos na pele.
O barbeador elétrico é uma alternativa muito interessante também. Mas deve ser bem higienizado ao finalizar a barba para evitar qualquer contaminação da pele. Já os aparelhos de barbear convencionais devem ser usados no máximo cinco vezes.
Use um produto apropriado para fazer a barba
Evite a espuma do sabonete, pois em alguns casos pode irritar a pele, provocando ardência e vermelhidão. A melhor escolha sempre será uma espuma ou loção própria para barbear. Ela hidrata a pele enquanto ajuda a lâmina a deslizar.
Estique bem a pele
Você deve esticar a pele com uma das mãos para passar a lâmina de barbear com mais precisão. Dessa forma, ela vai deslizar com muito mais facilidade e sem chances de deixar cortes pelo caminho.
Lave o rosto com água fria após se barbear
Depois de finalizar o procedimento, é bacana lavar o rosto com água fria. Vai ajudar a contrair os vasos sanguíneos e, assim, os poros. Ademais, isso ameniza possíveis irritações na pele, como inchaço e vermelhidão. A água fria também dá uma aparência mais bonita à pele. Saiba mais sobre os benefícios da água fria para o corpo aqui.
Não deixe de aplicar a loção pós-barba
Depois de lavar o rosto com água fria, não deixe de aplicar também uma loção pós-barba sem álcool. Esse produto tem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes e hidratantes. Logo, minimiza as chances de a pele ficar irritada e inflamada.
Não esqueça a rotina de skincare
Uma rotina de skincare vai ajudar a sua pele a permanecer limpa, hidratada e protegida – tanto dos danos da poluição quanto dos raios solares. Para quem faz a barba, vale a pena acrescentar na rotina um produto de esfoliação leve. Isso vai desentupir os poros e liberar pelos que poderiam encravar. A água termal também é um ótimo investimento, pois acalma e hidrata a pele.
Procure um médico em casos mais graves
Para os casos em que a inflamação pós-barba persiste e se agrava, o ideal é buscar um dermatologista. Este indicará o tratamento mais adequado com cremes ou pomadas de ação anti-inflamatória/antibiótica.
Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas sobre inflamação pós-barba.
1 comments