Todo mundo certamente já ouviu a frase “você é o que você come”. Segundo o autor Alan Levcovitz, ela tem origem na Antiguidade. As pessoas acreditavam, então, que poderiam absorver literalmente todas as qualidades “físicas” de um alimento.
Superstições à parte, não é de hoje que muitos cientistas se dedicam a desvendar os benefícios dos alimentos para a saúde. Consequentemente, foi possível descobrir a relação entre pele saudável e alimentação.
Neste post, reunimos as principais informações para você caprichar nos cuidados com a saúde e ter uma pele mais bonita.
Entenda a relação entre pele saudável e alimentação
Há um consenso entre médicos e nutricionistas sobre a alimentação balanceada. Numa dieta equilibrada, há uma variedade de vitaminas e minerais oriundos de diferentes fontes. Ademais, o consumo de açúcar e de gordura industrializada é moderado. Mas que impacto isso causa na pele? Descubra a seguir a relação entre pele saudável e alimentação.
Vitamina A para renovação celular e produção de colágeno
A vitamina A é excelente para quem deseja uma pele com aspecto saudável e bronzeado o ano todo. Além disso, é responsável por reduzir o excesso de oleosidade e clarear naturalmente as manchas. Estudos apontam ainda que essa vitamina ajuda na prevenção do câncer de pele.
Outros benefícios da vitamina A na relação entre pele saudável e alimentação são estes:
- Auxilia na renovação celular e na produção de novas fibras de colágeno.
- Diminui a flacidez da pele.
- Age na redução das linhas finas de expressão;
- Age contra o fotoenvelhecimento.
Alimentos ricos em vitamina A
Você vai encontrar grande presença da vitamina A em alimentos como:
- fígado;
- leite;
- ovos;
- óleos de peixes;
- batata doce;
- vegetais e frutas de cores laranja e amarela – como cenoura, pimentão vermelho, manga e mamão;
- vegetais e frutas de cor verde-escura – como espinafre, couve e brócolis.
Esses alimentos são boas fontes de vitamina A graças à presença de carotenóides.
Vitamina C para rejuvenescimento da pele
Para falar da relação entre pele saudável e alimentação, precisamos falar também de imunidade. Nesse sentido, a vitamina C é excelente para manter o nosso sistema imunológico fortalecido.
Além disso, ajuda nas funções regulatórias do corpo, como a absorção de ferro e a produção de colágeno. Da mesma forma, tem ação antioxidante e contribui para a regeneração das células.
Por isso, ela se tornou a “queridinha” do mundo dos cosméticos. Assim como ajuda o corpo a eliminar toxinas, ainda atua na renovação celular. Portanto, é muito eficaz no combate às manchas, rugas e linhas de expressão.
Alimentos ricos em vitamina C
A vitamina C está presente em muitas frutas e vegetais. Mas a fruta com a maior concentração dela é a acerola, com cerca de 1.600 mg do elemento. Outras frutas com boa quantidade de vitamina C são:
- laranja;
- kiwi;
- goiaba;
- caju;
- abacaxi;
- morango;
- mamão.
Vitamina E para hidratação
A vitamina E também possui propriedades antioxidantes e está associada à produção de fibras elásticas e colágenas na pele. Mas outro benefício incrível dessa vitamina é que ela ajuda a manter a hidratação natural da pele. Inclusive, é considerada uma das melhores vitaminas para unhas e cabelos, pois atua na oxigenação e na reconstrução dos tecidos.
Alimentos que são fontes de vitamina E
A vitamina E tem melhor estabilidade em alimentos gordurosos. Por isso, é encontrada em:
- oleaginosas;
- óleos vegetais;
- amendoim;
- abacate;
- hortaliças verde-escuras, como a couve e o espinafre.
Confira aqui 21 alimentos ricos em vitamina E para você melhorar a relação entre pele saudável e alimentação.
Vitamina D para uma pele fortalecida
A vitamina D é extremamente importante para o organismo e para a pele. Ela é responsável pelo equilíbrio de vários órgãos e funções do corpo – por exemplo, a absorção de cálcio e fósforo e o funcionamento do cérebro e do coração. Na pele, ela atua prevenindo o envelhecimento precoce da pele, do eczema (inflamação) e ajuda na cicatrização.
Alimentos ricos em vitamina D
Sempre ouvimos que a melhor maneira de estimular a produção de vitamina D é por meio da exposição solar controlada. Ou seja, cerca de 20 minutos antes das 10h ou depois das 16h. Mas é possível encontrá-la também nos alimentos, em peixes (salmão, sardinha e atum), assim como em ovos e leite e seus derivados (queijo, manteiga).
Provavelmente, você já tinha ouvido falar da relação entre pele saudável e alimentação. Mas sabia de todos os benefícios das vitaminas para o organismo?
Se o seu objetivo é ter uma pele bonita e rejuvenescida, comece a caprichar na alimentação. Continue acompanhando os nossos conteúdos para aprender mais.