Muitas pessoas consideram que os cuidados com a pele envolvem apenas limpar e hidratar. Mas saiba que o fator proteção também é indispensável para a sua saúde. Portanto, esse deve ser o último passo de uma rotina básica de skincare.
Contudo, nem sempre é fácil escolher um bom produto – que ofereça proteção e ao mesmo tempo contribua para uma pele ainda mais bonita. Logo, trazemos neste post todas as dicas de que você precisa para escolher o melhor protetor solar para a pele masculina.
Entenda por que usar protetor solar diariamente
A luz ultravioleta emitida pelo sol interage com as células da nossa pele, gerando radicais livres altamente reativos. Esses radicais livres (moléculas de oxigênio), em excesso, causam lesões celulares. Consequentemente, aumentam as chances de desenvolvimento de rugas, doenças crônicas e outras enfermidades mais graves.
Atualmente, o câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil. Ele consiste no crescimento de células anormais na derme ou na epiderme, as duas primeiras camadas da pele. A origem dos tumores são mutações que fazem com que as células se multipliquem rápida e desordenadamente. Saiba mais sobre essa doença aqui.
Dicas para escolher o protetor solar para a pele masculina
Para proteger a sua pele e preservá-la rejuvenescida, hidratada e saudável, você precisa usar protetor solar diariamente – faça sol ou faça chuva. Afinal, os raios UVA/UVB são emitidos ao longo do dia todo, ainda que mais perigosos entre 11h e 15h.
Então, a seguir, trouxemos algumas dicas para você escolher o melhor protetor solar para a pele masculina.
- Fator de proteção solar
Vamos começar falando do fator de proteção solar, ou FPS. Trata-se de um dos aspectos que mais chamam a atenção das pessoas ao escolher o protetor solar (mesmo sem entender direito o que esse fator indica).
O FPS representa a medida do filtro contra os raios ultravioleta UVB – responsáveis por deixar a pele vermelha quando tomamos muito sol. O número que acompanha o FPS sinaliza quanto tempo podemos ficar expostos aos raios solares sem que a vermelhidão aconteça. Já os raios UVA são os ultravioletas mais resistentes, capazes de atingir a camada mais profunda da pele e responsáveis por causar fotoenvelhecimento, ressecamento e até mesmo câncer.
Para ficar mais claro, o protetor solar funciona da seguinte forma: o tempo que a nossa pele leva para sentir os efeitos do sol é de 5 minutos. Logo, o FPS 30 significa que a sua pele suportará ficar exposta 30 vezes mais, ou seja, 150 minutos (o equivalente a 2 horas e meia).
Mas atenção: mesmo que compre um protetor solar com FPS 70, você precisa reaplicá-lo ao longo do dia. Isso porque sua pele pode suar ou entrar em contato com a água.
- Observe a formulação do protetor solar
De maneira geral, a pele dos homens tende a ser mais oleosa e suscetível à acne. Logo, o protetor solar para a pele masculina deve ter uma formulação mais leve. Algumas características importantes para levar em consideração ao escolher um bom protetor solar são:
- toque seco;
- fórmula livre de óleo;
- Textura fluida ou em gel-creme;
- não comedogênico (ou antiacne);
- efeito matte;
- antioxidantes;
- rápida absorção.
- Entenda a diferença entre protetor físico x protetor químico
A maioria dos protetores solares que conhecemos age como “protetor químico”. Ou seja, possui moléculas que absorvem a radiação ultravioleta, transformando-a em radiação de baixa energia. Logo, cria-se uma proteção química na pele, que bloqueia a penetração dos raios solares.
O protetor solar físico (ou inorgânico) é composto por minerais como dióxido de titânio e óxido de zinco. Nesse tipo de proteção, os raios solares são refletidos pelo filtro e não afetam diretamente a pele. É o tipo ideal para crianças, grávidas ou pessoas com pele sensível e/ou alérgica.
Como aplicar o protetor solar?
Depois que você lavou e hidratou sua pele, é hora de aplicar o protetor solar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade indicada de protetor para cada parte do corpo é:
- uma colher de chá no rosto e no pescoço;
- uma colher de chá para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás;
- uma colher de chá para cada braço;
- uma colher de chá para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás.
A reaplicação do protetor solar deve ser feita de 2 em 2 horas. Mas esse intervalo diminui em casos de transpiração excessiva, exposição solar prolongada ou contato com a água.
Gostou deste conteúdo? Não deixe de compartilhar com seus amigos para que eles também saibam a importância do uso do protetor solar.
1 comments