Zona T: como cuidar da região mais oleosa do rosto?

A pele masculina tem algumas características peculiares que a diferenciam bastante da pele feminina. Entre elas, podemos citar o excesso de oleosidade e os poros mais aparentes. Por isso, os homens que almejam uma pele bonita, livre de cravos e espinhas e protegida da dermatite seborreica, precisam ter cuidado dobrado – especialmente com a zona T do rosto.

Ficou meio perdido? Calma que vamos explicar tudo o que você precisa saber para manter sua pele sempre saudável.

Tudo o que você precisa saber sobre a zona T do rosto

O primeiro passo para cuidar bem da pele é entender as necessidades dela. Assim, você dedica seus esforços e investimentos a produtos adequados para obter o resultado esperado.

É denominada “zona T do rosto” a região que compreende testa, nariz e queixo. Ela costuma apresentar excesso de oleosidade ao longo do dia porque possui maior concentração de glândulas sebáceas. Estas, por sua vez, reagem à exposição solar e à poluição.

Além disso, outros fatores impactam para o aumento da oleosidade – por exemplo, maus hábitos alimentares e o uso prolongado da máscara (por causa da covid). O fenômeno chamado “maskne” foi identificado pelos dermatologistas durante a pandemia.

Houve um aumento no número de pacientes adultos e sem histórico de problemas hormonais que procuraram médicos para tratar a acne – especialmente na região do queixo, da mandíbula e da maçã do rosto

A principal causa desse tipo de acne é o atrito da máscara com a pele. Há ainda o abafamento e a umidade causados pela respiração. Com isso, a pele tenta se proteger gerando oleosidade.

Como identificar o excesso de oleosidade na zona T do rosto? 

Apesar de o excesso de oleosidade na pele masculina ser bastante comum, não é uma regra. Ou seja, pode ser que a sua pele tenha outras características que a identifiquem como pele seca ou pele mista.

A pele oleosa possui características como:

  • brilho intenso;
  • sensação de peso devido à produção de sebo em excesso;
  • poros dilatados, irregulares;
  • tendência à acne.

Há momentos em que ela pode apresentar mais uma característica do que outra por causa de alterações hormonais ou outras razões. Portanto, busque a análise de um dermatologista, que identificará precisamente as características da sua pele, assim como as necessidades dela.

Cuidados diários que você precisa ter com a zona T do rosto

Além de conhecer as características e necessidades da sua pele, você também precisa entender minimamente os produtos disponíveis no mercado. Isso é essencial para não acabar jogando o seu dinheiro fora. Temos dicas valiosas para ajudar você nesse processo, confira.

Lave o rosto duas vezes ao dia com o sabonete facial adequado

A pele precisa ser adequadamente limpa pela manhã e à noite. Assim, removemos as impurezas e o excesso de sebo acumulados pelos fatores que já citamos neste texto. Isso quer dizer que você precisará de um sabonete facial que limpe bem a sua pele – sem alterar o pH, responsável por protegê-la das agressões externas.

É bastante comum pensarmos que produtos que fazem bastante espuma são os melhores para a limpeza facial. Mas na verdade eles contêm sulfato, um ingrediente que pode ser agressivo para peles mais sensíveis. Prefira, então, produtos “sulfato free”.

Hidratação e proteção

Muita gente comete o erro de apenas lavar o rosto e não hidratá-lo por achar que isso vai aumentar a oleosidade da pele. Mas para manter equilibrada a produção de sebo da sua pele você precisa hidratá-la sempre depois de limpá-la.

Hidratantes de qualidade e com fórmulas ricas em vitaminas e antioxidantes vão repor a hidratação natural removida pelo sabonete facial. Além disso, tratam linhas de expressão, manchas de acne, poros dilatados, entre outros.

Aprenda a escolher o hidratante ideal para a sua pele com as nossas dicas neste post.

Outro produto indispensável para controlar a oleosidade na zona T do rosto é o protetor solar. Ele deve ser utilizado todos os dias (mesmo quando está frio ou chovendo). Um bom protetor atua:

  • no combate ao envelhecimento precoce;
  • no combate ao ressecamento da pele;
  • no controle da oleosidade;
  • na redução de manchas;
  • e, especialmente, na prevenção do câncer de pele.

A zona T do rosto, por ser a região com maior oleosidade, pode sofrer bastante. Ela é propícia ao surgimento de cravos, espinhas e até mesmo dermatites. Por isso, uma rotina de limpeza, hidratação e proteção da pele fará toda a diferença para mantê-la sempre bonita e saudável. 

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas.

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior

Skincare por idade: guia de cuidados para cada fase da vida

Próximo Artigo

A importância de falar sobre a saúde mental dos homens

Related Posts